domingo, 16 de dezembro de 2018

RESENHA: O DIÁRIO DE MYRIAM



Myriam Rawick é uma garotinha síria, que vive na cidade de Alepo. Começou a escrever em seu diário quando tinha apenas 6 anos de idade, em 2011, pouco tempo antes da guerra civil acontecer em seu país.
Ela narra como era linda a sua cidade, como as pessoas eram felizes, os comércios eram elegantes em sua simplicidade. Narra os lugares que foi com seus pais e sua irmãzinha Joelle.
O dia da manifestação em Alepo está registrado em seu diário, de forma inocente ela narra que pôde ouvir tiros na tv, mas que sua mamãe desligou a tv para ela não ver.
Após isso, percebe-se como tudo começou a mudar na região em que Myrian morava. A distribuição de água começou a ser desviada, não tinha energia todos os dias, a comida ficou cara e difícil de ser encontrada, ouvia-se tiros e barulhos de bombas todos os dias, e era perigoso para a menina ir á escola.
Até que, em 2013 sua família se viu abrigada a deixar o apartamento, pelo perigo que o bairro sofria de ser bombardeado, assim, Myrian virou refugiada em seu próprio país. Mesmo após conseguir outra moradia simples, a família ainda estava em alerta, dentro e fora de casa, pois poderiam ser bombardeados em qualquer lugar.
Um jornalista encontrou-se com Myrian em 2017, conheceu sua história e soube de seu diário, que ambos trabalharam para conseguir publicar, e hoje temos acesso a essa obra emocionante.
MINHA OPINIÃO
Me senti muito emocionada lendo este livro, percebe-se o quão inocente é a narrativa de Myrian, e o trabalho de seus pais em tentar esconder da menina os piores acontecimentos que ocorriam ali, como corpos, sangue e pessoas mortas carbonizadas.
Tudo isso aconteceu de verdade, essa menina se esforçou de verdade na escola mesmo em meio a guerra, cuidou de sua irmãzinha, tem pais que mostraram o que é o amor de verdade pela família, e lutam por sua sobrevivência.
Muitas pessoas não tiveram a mesma história de Myrian, morreram por causa de uma guerra que nunca se envolveram e vivem da consequência dela.
Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário