domingo, 25 de novembro de 2018

QUOTES: O DIÁRIO DE MYRAM


Terminei minha leitura do livro "O diário de Myrian" e, enquanto preparo a resenha, gostaria de separar aqui algumas quotes que achei bem interessante, são frases que mostram momentos marcantes e representativos do livro, espero que gostem!

"Os cheiros, os gostos, a felicidade agora estavam aqui, sob as ruínas, abafados sob os tetos desabados" pg 41.

"Eles mostraram imagens, mas mamãe cobriu meus olhos para que eu não as visse" pg 108.

"Eu seguro minhas lágrimas desde essa manhã" pg 130.

"Mamãe diz que nós somos refugiados em nossa própria cidade" pg 206.
"Aqui, até mesmo Deus não tem mais casa" pg 249.
"Os aviões nunca pousam, só largam bombas" pg 259.
"Mamãe tem sempre a impressão de que o míssil vai entrar pela janela" pg 270.
"Continuamos cercados, mas pelo menos podemos andar na cidade sem medo de morrer" pg 293.

RESENHA: A CASA DOS PESADELOS


O livro trás a estória do adolescente Tiago, um garoto que, em sua infância, foi assombrado por uma criatura horrível que decidiu aparecer em seu quarto, na casa de sua vó e que, em razão desta aparição, adquiriu diversos problemas psicológicos, difíceis de superar por causa do grande trauma.

Anos depois, Tiago, sua mãe, Laura, e seu irmãozinho, Bruno, vão até a casa de sua avó Célia para passar um tempo, o que acaba deixando Tiago um tanto exasperado, uma vez que voltaria a residência da assombração nunca explicada de seu passado.

Em meio ao caos emocional passado na casa, Tiago conhece a vizinha de sua avó, Camila, uma adolescente que se mostra igualmente traumatizada por problemas com sua família, e que demostra possuir uma atração pelo jovem garoto.

Tiago acaba encontrando coragem na garota, e juntos, decidem entender o que seria aquela assombração que mora na casa de sua avó.

MINHA OPINIÃO

A escrita do livro é fantástica, o autor merece todo o meu respeito e admiração por sua narrativa detalhada e filosófica, me atraiu muito e com certeza procurarei mais livros dele.

A única coisa que não me fez gostar 100% da história, foram a mãe e a avó. A mãe é bastante contraditória, há um trecho do livro em que Laura expõe o trauma de seu filho como se estivesse contando uma história de terror, e acaba assombrando seu filho menor.

A estória em si, tem um quê psicótico e assombroso, dá para tentar imaginar o que seria a criatura que assombrou Tiago durante o livro, mas não dá para esperar o final surpreendente do livro, que, particularmente, gostei muito.

Nota: 4

RESENHA: ELEANOR & PARK


Eleanor é uma garota gorda, ruiva e se veste totalmente diferente do padrão, Park é um asiático mestiço e reservado.

O destino dos dois se cruzam quando Eleanor entra no ônibus escolar e fica totalmente perdida, e, em um ato de piedade, Park sede espaço em seu território para que Eleonor não passe a viagem até a escola de pé e sendo debochada pelos outros alunos.

Vivendo com quatro irmãos, sua mãe e um padrasto extremamente agressivo e desdenhoso, Eleanor mostra-se uma personagem com bastante dificuldades de auto estima, entretanto tem uma personalidade bastante forte e diferente do padrão das meninas de sua idade.

Park e Eleanor se conhecem melhor no ônibus quando ele percebe que Eleanor passou a ler seus gibis junto com ele, e para a sua surpresa, ele se agrada com isso, e começa a emprestar seus gibis para aquela garota misteriosa todos os dias, silenciosamente. Até decidir puxar assunto com a moça, e conversar a respeito de uma letra de música que lê na capa de seu caderno.

A partir de então, ambos começam a se aproximar e se conhecer melhor, mesmo com suas inseguranças, Eleanor permite que Park se aproxime e permite-se sentir algo que jamais havia sentido por um garoto.

MINHA OPINIÃO

Pode parecer apenas um romance de dois colegiais diferentes, como qualquer outro livro, mas Rowell conseguiu fazer algo que nem todo autor consegue fazer, que é fazer o leitor se envolver com cada detalhe do que está acontecendo, e não somos surpreendidos quando ambos começam a se gostar, como ocorre em muitos livros, quando a mocinha odeia o mocinho e de repente eles estão se beijando, não, aqui temos um amor construído, podemos sentir o que os personagens sentem e gostar ou desgostar de cada atitude realizada por eles.

Por não ser um romance perfeitinho, me chamou bastante atenção, Eleanor possui problemas de auto estima que me fez ficar com raiva dela as vezes, mas não posso culpa-la, quem não possui problemas com auto estima? 
E Park é um mestiço que provou ser um garoto bastante centrado e independente com relação a suas ideias, mesmo com pais super próximos, ele mostra ser uma pessoa com personalidade própria.

Nota: 5

RESENHA: CAIXA DE PÁSSAROS


-livro lido em ebook-

Malorie e sua irmã Shannon, vivem sozinhas em uma residência em Detroit, cidade de Michigan. Quando pensam que finalmente podem conviver uma com a outra, um surto mundial e inexplicável começa a acontecer.

As pessoas começam a cometer homicídio, e outras, suicídio. A principio ninguém sabe o motivo dos ocorridos, e as pessoas afetadas simplesmente surtavam sem explicação alguma. Até que o noticiário anuncia que o surto poderia vir de algo que as pessoas estivessem vendo, o que gera uma grande comoção mundial, as pessoas passam a proteger seus olhos nas ruas e tampar as janelas de casa.

Em meio ao caos, Malorie descobre estar grávida de uma pessoa que jamais veria, e como se não bastasse, sua irmã acaba cometendo um deslize olhando pela janela. Mais tarde Malorie a encontra morta no banheiro e decide buscar um abrigo, que havia sido anunciado no jornal a dias atrás.

Neste abrigo, Malorie faz várias amizades, e descobre que teria que se adaptar ao “novo mundo” onde as pessoas teriam que se acostumar a viver presos em casa, e a arriscar sair de casa vendados para buscar comida. Quem é capaz de andar vendado pelas ruas, sem saber o que poderia estar a espreita fora das 4 paredes?

O livro é narrado em terceira pessoa, mas o autor nos faz entrar de forma tão intensa no corpo do personagem, que me senti lendo um livro em primeira pessoa. A maior parte do livro é narrado pelo ponto de vista de Malorie, e são poucos os capítulos que mostram outros personagens. Os capítulos são alternados entre a época do surto, e 4 anos depois, com Malorie e seus dois filhos em um barco, seguindo um caminho que parecia ser para um lugar melhor, que a principio não é explicado no livro que local seria este.

Este é o primeiro suspense que leio e consegue me prender muito. Li o livro em apenas dois dias, e se pudesse teria lido em apenas um, gostei muito da leitura, o suspense trás tensão de verdade ao leitor!

RESENHA: ÚLTIMAS MENSAGENS RECEBIDAS


Um livro único, que relata, a cada página, diversas “ultimas mensagens” não de personagens, mas de pessoas reais, diferentes.

As mensagens relatam temas importantes como despedidas, términos, abusos e suicídio.

Mensagens reais de pessoas reais que passaram por situações inesquecíveis em suas vidas. Muitas vezes no final da vida de uma pessoa, que pode assombrar o resto da vida de outra.

Cada página do livro pode nos chocar com seu conteúdo, com suas palavras e frases. Algumas nos emocionando e outras nos chocando com o trauma que uma pessoa pode passar.

Há histórias chocantes de pessoas que nunca tiveram a chance de ganhar um ultimo abraço, pois a vida do outro que esperava foi tomada por um tiro, ou por uma doença, por outro lado, há histórias daqueles que decidiram se despedir de amizades toxicas.

Cada uma das paginas deste livro é preciosa e marcante, pessoas tristes e felizes, pessoas que convivem com assombrações do passado e pessoas que passaram a aprender um pouco mais sobre a vida e sobre como tratar o próximo.

A ideia do livro foi inspirada pelas mensagens recebidas em um tumblr onde a autora recebia as mensagens de pessoas do mundo todo e decidiu compartilhar, de modo anônimo, para que todos os seus leitores possam perceber o quanto é difícil viver com um ultimo adeus, ou um ultimo não adeus de alguém que amamos, e principalmente, a valorizar quem temos ao nosso lado. Sejam amigos, amores ou familiares.

O livro é uma obra escrita por pessoas reais, que nos deram a alegria de compartilhar uma ultima mensagem e um sentimento dentro do coração delas e é possível, a cada pagina lida, sentir esse sentimento.

Ademais, 99% das páginas nos mostram no rodapé, o contexto daquele ocorrido. 
A mensagem que achei mais impactante do livro, não quero deixar de compartilhar, por isso tirei mais uma foto, só para mostrar ela.

Vale a pena ler o livro, e guardar ele com todo o carinho do mundo na estante. 

Classificação 5

RESENHA: ANSIEDADE


Neste livro, Augusto Cury destaca a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), na ansiedade. Nos faz abrir os olhos com relação a sociedade agitada a qual vivemos hoje em dia, bem como, no uso excessivo de aparelhos celulares e na necessidade de estar sempre online, seja para trabalhar ou apenas para jogar o tempo fora.

O livro trás diversas características que uma pessoa ansiosa pode ter, e ensida, de forma bem clara, como funcionam os pensamentos dessa pessoa e suas crises! 
Logo no começo do livro, o autor diz algo muito importante, a ansiedade não tem cura! Ela pode ser tratada, seja com medicamentos ou sessões de terapia, mas nunca curada. Uma pessoa ansiosa, deve aprender a "contornar" a janela killer que faz com que ela tenha um surto.

Decidi destacar algumas Quotes do livro, por se tratar de uma doença do século! Muitas pessoas deveriam ler o livro e, se diagnosticados com um psicólogo, tratar a ansiedade, uma doença séria, que pode causar depressão e suicídio.

. "Nosso Eu deve pensar no amanhã apenas para sonhar e desenvolver estratégias para superar desafios e dificuldades. Mas, infelizmente, muitos se assombram com o futuro. Sabotam sua qualidade de vida no presente." .

"Não sabemos ser gestores de nossa emoção, dilatar o tempo, dialogar, falar de nós mesmos, gastar tempo com aquilo que o dinheiro não pode comprar" .

"Diante do espelho, fazem uma guerra apontando seus defeitos, jamais exaltado suas qualidades."

É difícil tratar deste assunto sabendo a coisa certa a se dizer, eu sou uma pessoa ansiosa e posso dizer que não é fácil quando acontece uma crise de pânico, a única certeza que tenho é algo que o livro também diz, que eu sou a única pessoa que pode controlar minha mente.

Classificação 5

RESENHA: MINHA VIDA NÃO TÃO PERFEITA


Uma garota que decidiu sair de casa para viver seu sonho em Londres, mesmo passando por grandes dificuldades para fazer amizades e se encaixar neste mundo novo. Vindo de Somerset, uma pequena cidade do interior, Cat Benner segue lutando por uma carreira na empresa Cooper Clemmow, onde possui uma chefe maluca e mandona.

Cat mora em um apartamento longe de seu trabalho e logo no começo do livro podemos ver a grande dificuldade que ela sente no trajeto para o seu sonho todos os dias. Chegando na empresa sempre animada e em busca de ser reconhecida.

Acontece que sua vida vira de cabeça para baixo quando ela conhece Alex, um cara que balança seu coração, mas ela mal imagina que após conhece-lo, por ironia do destino, é demitida de seu trabalho e seu grande sonho passa a ser um sonho bem impossível, e o pior de tudo é que, ainda ficaria longe de seu amado.

Apesar de passas por poucas e boas em Londres, Cat passa uma mensagem bem diferente em suas redes sociais, sempre postando coisas bonitas, movimentos de lugares as quais sequer frequentava e, pasmem, até posta foto do cafezinho de uma pessoa qualquer de deixara o café ali na mesa do mesmo local que ela estava.

Não é legal viver uma vida de mentira e nossa queria personagem principal passa a perceber isso após ser demitida da empresa e ver-se como única opção de seu pai, para ajuda-lo em um novo investimento na fazenda onde viveu toda a sua infância.

Com o novo investimento, Cat passa a se conhecer e a conhecer melhor seu pai e sua madrasta. Passando por experiências únicas na fazenda a qual cresceu.

Entretanto, é surpreendida por um grande reencontro com uma pessoa de seu passado em Londres. Seria essa pessoa seu amado, ou sua chefe maluca?

O livro é muito animado e me senti lendo uma comédia americana, daquelas bem família mesmo, com personagens cativantes e engraçados, indico para todos os públicos.

Classificação: 5

RESENHA: PS AINDA AMO VOCÊ


Neste segundo livro, o rumo da história muda muito, e vemos Lara Jean verdadeiramente apaixonada por Peter, o cara popular do colégio que sempre foi apaixonada por sua ex-melhor amiga Genevieve.

Lara Jean e Peter são surpreendidos com um vídeo postado por um instagram intitulado Menina Venedo, o qual mostra os dois juntos no ofurô em um momento intimo, que dá a entender que estão fazendo muito mais do que se beijando.

O vídeo repercute por toda a escola e as pessoas passam a zombar de Lara Jean, o que a deixa desconfortável e sem saber o que fazer, visto que nunca havia namorado e muito menos um garoto popular. Peter se irrita com o vídeo, mas apenas pelo fato de expor Lara Jean, pois, por ser um cara descontraído, não se importa com os comentários das pessoas a seu respeito.

Acontece que Lara Jean suspeita de Genevieve, que ainda aparenta gostar de Peter e não quer sair de perto dele após o termino, e Peter ainda troca mensagens com ela, deixando Lara Jean um pouco desconfiada e enciumada.

Todos estes sentimentos são novos para a nossa personagem principal, deixando-a bastante confusa com relação a suas atitudes, fazendo com que ela possa se conhecer melhor e também, conhecer melhor os sentimentos de outras pessoas.

MINHA OPINIÃO

O rumo do livro muda muito com relação ao primeiro volume, Josh mal aparece aqui e outros personagens surgem, mostrando um pouco o outro lado da infância de Lara Jean. Mas um personagem ganha um pouco mais de destaque, ao se aproximar de Lara Jean em um momento sensível dela.

Acho que este personagem foi tratado de forma muito superficial, algo que deveria ser impactante tornou-se um pouco chato, e o rumo final do livro não me conquistou, apesar de ter gostado desde segundo volume, senti que Josh não deveria estar tão distante, visto que deixou várias interrogações após sua reação ao saber que Lara Jean era apaixonada por ele quando mais nova.

Acredito, e espero, que este segundo volume seja apenas um preparativo para o final, pois ambos, o primeiro e este segundo, deixou muitas pontas soltas.

Classificação: 4